Arandelas

Tipos de luminária: arandelas ou pendentes? Saiba onde usar!

Rei da Iluminação
Escrito por Rei da Iluminação em 3 de março de 2022
Tipos de luminária: arandelas ou pendentes? Saiba onde usar!
Junte-se a mais de 10000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você ainda não utiliza arandelas e pendentes em sua casa, está perdendo a chance de transformar os seus cômodos utilizando a iluminação. Afinal, os tipos de luminária, quando aplicadas corretamente, tornam o ambiente muito mais bonito e funcional.

Por isso, pensando em te ajudar a realizar a melhor escolha para os ambientes da sua casa, aprenda neste texto como utilizar arandelas e pendentes!

Tipos de luminária: arandela x pendente

Estes tipos de luminária são amplamente utilizadas para decorar a casa e, ao mesmo tempo, iluminar eficientemente os espaços. Entretanto, há lugares específicos para você instalar as arandelas e pendentes, e então ter sucesso!

Mas, antes de ensinarmos onde instalar a sua luminária, vamos explicar o que é uma arandela e um pendente, tá bom? Acompanhe!

Arandela

As arandelas são luminárias fixas à parede, as quais podem ter inúmeros formatos e têm a função de complementar o projeto luminotécnico, apoiando a iluminação principal e contribuindo com o design do cômodo.

Dessa forma, devido a sua grande versatilidade, as arandelas podem ser utilizadas dentro e fora de casa, em diferentes cômodos.

Pendente

Como o próprio nome nos sugere, o pendente se trata de uma luminária que é presa ao teto e suspensa por um fio, ficando, geralmente, acima dos móveis da casa, a fim de dar destaque a eles.

Além disso, assim como as arandelas, os pendentes também são utilizados interna e externamente, e têm inúmeros designs diferentes.

Onde utilizar a arandela

As arandelas, como já te contamos, podem ser utilizadas em muitos cômodos de uma casa, então vamos te orientar a respeito dos lugares ideais, ok?

Você pode utilizar as arandelas no banheiro, quarto, sala de estar, cozinha, quintal, entre outros ambientes. Mas como? A gente te explica!

No banheiro, normalmente as arandelas são instaladas perto de espelhos ou acima das banheiras e chuveiros, a fim de dar um toque extra no design. Quer uma dica de arandela ótima para banheiro? Conheça a Arandela Box!

Foto by: Sabrina Gonçalves

Na sala de Estar, as arandelas caem muito bem na decoração, funcionando como luz de apoio e ainda transformando o design do ambiente. Assim, experimente utilizar a Arandela Retangular 2 Fachos!

Foto by: Isabela de Andrade

Nas áreas externas, é muito mais comum encontrarmos arandelas, já que, antigamente, o uso desta luminária estava restrito apenas a ambientes como garagens, jardins, alpendres e quintais.

Visto isso, não deixe de utilizar arandelas nas áreas externas da sua casa! No jardim, procure instalá-las acima das plantas e objetos, a fim de que eles ganhem destaque.

Foto by: Natalia Clinio

Na garagem, posicionar as arandelas nas paredes laterais, além de trabalhar muito bem a estética moderna deste cômodo, elas também podem funcionar como luz sinalizadora, marcando para os motoristas onde estão os limites do espaço.

Onde utilizar o pendente

Os pendentes também podem ser utilizados dentro e fora de casa, no entanto, internamente, os seus usos são muito mais amplos.

Em uma sala de jogos, esse tipo de luminária pode funcionar como luz principal, localizando-se no meio da mesa de bilhar, por exemplo. Mas, paralelo a isso, também é possível posicionar o pendente acima de algum móvel da sala, como sobre uma estante de livros para destacá-la.

Já nos quartos da casa, os pendentes costumam ser utilizados em dois lugares principais: acima das mesas de cabeceira e acima da bancada.

Nas mesas de cabeceira, a luz deste tipo de luminária funciona para atividades que são realizadas antes de dormirmos. Aqui, pense que os pendentes substituem o uso dos abajures, mas com muito mais estilo. Acima deste móvel, instale a luminária de 30 cm a 50 cm, ok?

Ah! Quer uma dica de pendente para este cômodo, conheça o Pendente Tom Dixon!

Por último, vamos até à cozinha! Neste cômodo, os pendentes são amplamente utilizados, principalmente sobre a mesa de jantar e sobre o balcão.

Então, acima da mesa de jantar, o pendente pode ser instalado de 70 cm a 90 cm, enquanto sobre o balcão, de 70 cm a 100 cm. Nos dois casos, lembre-se de checar se a altura está adequada para você e sua família realizarem as refeições sem que o pendente atrapalhe a visão.

E para não deixar faltar uma dica desta luminária, utilize o Pendente Gota, e se quiser dar um toque especial na decoração, use mais de um pendente, criando uma linha de iluminação horizontal!

Enfim, esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo e conhecido de perto a respeito dos tipos de luminária. Se estiver decorando a casa, não se esqueça de investir na iluminação! Aliás, na Rei da Iluminação, você pode encontrar diferentes modelos de pendentes e arandelas e deixar a sua casa incrível.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *