Decoração

Estilo industrial: dicas de decoração com pendentes

Rei da Iluminação
Escrito por Rei da Iluminação em 3 de março de 2022
Estilo industrial: dicas de decoração com pendentes
Junte-se a mais de 10000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

De acordo com pesquisa científica, publicada na revista online “Estudos em Design”, o estilo industrial surgiu, aproximadamente, nas décadas de 60 e 70. Dessa maneira, com o passar do tempo, esse modelo de decoração tornou-se cada dia mais utilizado mundo afora.

Aliás, você já ouviu falar do estilo industrial? Se ainda não conhece, está na hora de entender por que ele é tendência no mercado e como aplicar na sua casa. Portanto, neste texto, confira dicas de decoração no estilo industrial utilizando pendentes. Aproveite!

O que é o estilo industrial?

Esse estilo surgiu em Nova Iorque, no século XX, quando o movimento arquitetônico da época começou a reaproveitar galpões e fábricas, e transformá-los em residências.

Assim, as características rústicas de design que faziam parte das fábricas passaram a integrar, com algumas alterações, o ambiente doméstico.

Então, abaixo, vamos ver, em detalhes, quais são todas as características do estilo industrial. Acompanhe!

Características do estilo industrial

Como as características deste estilo estão diretamente ligadas aos designs das fábricas e indústrias, a rusticidade é um dos principais elementos. Afinal, você já visitou um ambiente industrial e reparou em como ele se configura?

Entretanto, antes de passarmos por cada característica desse estilo lembre-se que, hoje em dia, o grande desafio dos profissionais da área é saber misturar a rusticidade de maneira balanceada com elementos contemporâneos.

Cimento e concreto

Como já dissemos, a aparência rústica é parte principal desse estilo. Visto isso, a textura das paredes, chão, teto e balcão, por exemplo, costumam ser feitos de cimento queimado ou concreto aparente.

A grande questão ao utilizar elementos como estes é transpassar a ideia de que a construção está inacabada. Mas, olha, é apenas a sensação, a arquitetura da casa estará completa, tá bom?!

Tijolos

Foto by: Rossana Cerello

Você já viu casas que propositalmente deixam aparecer os tijolos da sua estrutura? Se já se deparou com isso, provavelmente a arquitetura seguia o estilo industrial.

Assim, ainda seguindo a mesma linha estética do cimento e concreto, tijolos ou tijolinhos aparentes são destaque neste estilo.

Ambiente integrado

As casas com estilo industrial têm os seus cômodos integrados. Você sabe o que é isso? A gente te explica!

Sabe o modelo convencional da maioria das casas, em que os cômodos são bem divididos por paredes e divisórias?

Então… o estilo industrial é o oposto dessa ideia, os ambientes da casa não necessitam de divisão. Normalmente, a delimitação de um ambiente para o outro é feita utilizando os móveis.

Iluminação com pendentes

Assim como em qualquer estilo de decoração de casa, o industrial precisa que a iluminação seja bem feita, principalmente no quesito estético.

Neste estilo de arquitetura, é muito comum o uso de pendentes, mas lembre-se de escolher os modelos que sejam mais rústicos, isto é, que correspondam à decoração do ambiente.

Aliás, na Rei da Iluminação temos dois modelos de pendentes que são perfeitos para o estilo industrial. Dê uma olhada:

Além dos pendentes, você pode também utilizar lâmpadas ligadas somente pelo soquete e fio, para iluminar os ambientes da casa.

Dicas: Dicas para você escolher a luminária estilo industrial perfeita

No blog da Rei da Iluminação, sempre damos dicas cruciais para você aplicar na sua casa e deixá-la ainda mais linda. Então, abaixo, confira algumas dicas sobre o estilo industrial.

Cozinha industrial

A nossa dica para a cozinha do estilo industrial é: sobre a mesa de refeição, instale um pendente centralizado, entre 70 cm a 90 cm de altura.

Além da mesa, se a cozinha tiver um balcão, instale sobre ela uma sequência de pendentes, de acordo com o tamanho do balcão.

Foto by: Deise Puhl

Hall de entrada

Como nas indústrias não havia preocupação com o acabamento das pinturas e das fiações, portanto você não precisa se preocupar em esconder os cabos – pelo contrário, deixe tudo onde todos possam ver.

Aliás, indicamos o uso de lâmpadas com luz amarelada e suave, que são mais agradáveis e transmitem sensação de conforto.

Foto by: Aline Ferreira

Banheiro Industrial

Para trazer charme ao seu banheiro, a dica é apostar nos pendentes. Você pode instalá-los ao lado da pia para trazer uma iluminação mais focada e, além disso, contribui com o design do cômodo.

Por fim, esperamos ter te ajudado a entender melhor a respeito do estilo industrial e como você pode aplicar na sua casa. E aí, já tem ideias em mente?

Não se esqueça que, na Rei da Iluminação, você encontra os modelos ideais de luminárias para usar no estilo industrial.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *