Decoração

Ambiente planejado: garanta mais conforto com a iluminação correta

Rei da Iluminação
Escrito por Rei da Iluminação em 3 de março de 2022
Ambiente planejado: garanta mais conforto com a iluminação correta
Junte-se a mais de 10000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Na hora de construir a nossa casa, queremos que tudo fique perfeito, afinal é onde passamos muitos momentos memoráveis de nossas vidas. Assim, se você deseja morar em um lugar confortável e estiloso, faça um ambiente planejado com a iluminação correta.

Mas, para ter um ambiente planejado, antes, você precisa entender do que se trata, ou seja, como aplicar a iluminação certa para que a casa fique funcional e estilosa.

Pensando nisso, neste texto, vamos te explicar a importância de uma boa iluminação, assim como os seus tipos e dicas para você aplicar na sua moradia.

Ambiente planejado: importância de uma boa iluminação

A iluminação é essencial para as nossas vidas, mas, mesmo assim, as pessoas se esquecem da sua grande importância em seus lares. Assim, pode não parecer, mas a iluminação é responsável por contribuir diretamente com as atividades realizadas em casa.

Por exemplo, se você está no escritório, a sua intenção é realizar atividades como trabalhar, estudar, ler, fazer reuniões, certo? Portanto, a iluminação deste cômodo precisa ser específica para estimular a produtividade.

Logo, para cada cômodo existe uma luz ideal para que a funcionalidade do espaço seja correspondida.

Tipos de iluminação

Como falamos no parágrafo anterior, um ambiente planejado precisa da iluminação adequada, por isso, você precisa conhecer quais são os seus tipos, para então aplicar a ideal na sua casa.

Iluminação Difusa

Em um ambiente planejado, você sempre vai encontrar a luz difusa nos projetos, afinal ela é indispensável para iluminar o ambiente todo, criando um espaço mais confortável e com muito estilo.

Assim, como o próprio nome sugere, a iluminação difusa diz respeito a luz que é “difundida”, ou seja, amenizada, utilizando algum tipo de luminária com esta capacidade.

Isto posto, não se esqueça de adicionar algumas luzes difusas no seu ambiente planejado. Normalmente este tipo de iluminação é utilizada em cômodos como na sala de estar e no quarto.

Iluminação Direta

Foto by:  Rossana Cerello

Este tipo de iluminação é utilizada no ambiente planejado para que em determinados cômodos tenhamos móveis ou espaços destacados.

Então, para que a luz direta seja aplicada corretamente em sua casa, utilize pendentes, porque este tipo de luminária direciona a iluminação ao lugar que você escolher.

Diante disso, vamos te apresentar um exemplo de ambiente em que você pode aplicar o pendente e transformá-lo, tanto estética, quanto funcionalmente.

Em seu escritório, experimente instalar pendentes sobre a mesa principal. Assim, você terá uma luz direta destacando o seu móvel, promovendo a funcionalidade necessária ao cômodo, e ainda estará contribuindo para o design moderno do cômodo.

Iluminação indireta

Foto by: Bruno Carneiro

A iluminação indireta é mais fraca, logo responsável por proporcionar um ambiente mais calmo. Além disso, ela não funciona como luz principal, pelo contrário, sua iluminação serve de apoio.

Assim, a arandela é a luminária ideal para utilizar a iluminação indireta na sua casa e ainda criar uma estética moderna e funcional.

Normalmente as arandelas são utilizadas nos jardins, salas de estar, quartos e em tantos outros cômodos. Então, quer uma dica de uso infalível: no banheiro, instale arandelas acima do espelho. Além de você melhorar o design do cômodo, a luz auxilia nas atividades à frente da pia!

Invista em iluminação direta

Entre os tipos de iluminação que você viu até aqui, todas elas são indispensáveis para um ambiente planejado que possa garantir conforto aos moradores. Porém, gostaríamos de reforçar a respeito da iluminação direta dando algumas dicas de uso para dois cômodos. Acompanhe!

Pendente nos quartos

A iluminação direta dos pendentes combina muito bem nos quartos, principalmente acima das mesas de cabeceira.

Sobre estes móveis, a luz do pendente funciona para atividades que são realizadas antes de dormirmos, como realizar a leitura de um livro. Dessa maneira, pense que os pendentes substituem o uso dos abajures, mas com muito mais estilo.

Para finalizar esta dica de uso: instale a luminária de 30 cm a 50 cm de altura da mesa de cabeceira.

Pendentes na cozinha

O uso de pendentes na cozinha é mais comum do que nos outros cômodos da casa, porque é um ambiente em que a luz direta oferece uma funcionalidade primordial às atividades realizadas neste espaço.

A nossa dica é: utilize o pendente sobre a mesa de jantar, entre 70 cm a 90 cm de altura. Mas, lembre-se que a altura média é apenas para você ter uma base da altura que a luminária deve ser colocada.

Foto by: Adriana Stedille

Por onde começar?

Por fim, depois de compreender que um ambiente planejado com a iluminação adequada é uma opção com muitas vantagens, que tal pensar a respeito de como adquirir as luminárias ideais?!

No site da Rei da Iluminação, você encontra as luminárias perfeitas para aplicar a luz direta e indireta no projeto da sua casa.

E, além disso, se quiser mais dicas de decoração e funcionalidade utilizando a iluminação, acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *